Pages

Subscribe:

quinta-feira, 31 de março de 2011

Reunião com Pais/Mães

Direção, coordenação e professoras da nossa escola reuniram-se nos dias 21, 22, 23 e 28 de março com pais/mães de alunos para juntos tratarem de assuntos relacionados aos trabalhos realizados pela escola. 
Entre outros assuntos, foi explicado aos pais/mães sobre o desenvolvimento do aluno em cada faixa etária e as atividades realizadas por ele. Também foi destacada a importância de um bom acompanhamento em casa para que se obtenha um melhor rendimento em sala de aula. 
Os encontros que aconteceram nas turmas de Maternal I, II, pré I, II, cada dia em uma sala, foram bastante proveitosos devido a participação efetiva dos pais que se pronunciaram expondo elogios e queixas que serão oportunos para melhorias do serviço prestado.
 Após cada reunião era servido um delicioso lanche.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Combater a dengue é obrigação de todos nós!


O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença - o que só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

Para escapar do mosquito (Aedes aegypti), é preciso que toda população participe da destruição de seus criadores:

  • Manter pneus e garrafas secos e protegidos da chuva.
  • Tampar totalmente caixas-d’água, poços, tambores ou cisternas.
  • Trocar plantas aquáticas por plantas de terra.
  • Recolher objetos que acumulem água e que estejam abandonados.
  • Conservar o lixo seco e tampado.
  • Usar inseticidas comuns ou repelentes para combater o mosquito.
Erradicar a dengue depende exclusivamente de nós, se cada um fizer sua parte a batalha está ganha.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Educação infantil, fundamental e profissional são prioridade, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 23, que a educação infantil, o ensino fundamental e a educação profissional formam um tripé de ações, que tem o papel de alavancar o desempenho da educação no Brasil. A afirmação foi feita durante abertura dos trabalhos da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília.
“O conjunto de ações nessas áreas compõe, hoje, a pauta prioritária do MEC”, destacou Haddad. Na educação infantil, o ministro refere-se ao Proinfância, programa de construção e reestruturação de creches e pré-escolas, que foi incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Em relação ao ensino fundamental, os avanços são relativos ao piso nacional do magistério, de R$ 1.187 em valores atuais, e a recente liberação de bolsas de mestrado para professores da educação básica.
Sobre a educação profissional, Haddad citou o programa de concessão de bolsas para estudantes da educação profissional, o Pronatec, e informou que o projeto de Lei que institui o programa será enviado ao Congresso em breve. O ministro também lembrou de ações já em curso, como a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica e o Brasil Profissionalizado. “Só para que os estados invistam em educação profissional, no âmbito do Brasil Profissionalizado, os recursos são de R$ 1,5 bilhões”.

Avanços – Ainda na Câmara, Haddad destacou os avanços da legislação brasileira no período de 2003 a 2010. Citou medidas como a extinção da Desvinculação dos Recursos da União (DRU) para a educação, o estabelecimento do ensino fundamental de nove anos e a criação do Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica (Fundeb).

Para 2011, segundo Haddad, a principal meta referente à legislação é a aprovação pelo Congresso do projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020. Na terça-feira, 22, a Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para facilitar a tramitação do projeto.
Fonte: Portal do MEC