Pages

Subscribe:

sábado, 17 de abril de 2010

18 de Abril Dia Nacional do Livro Infantil



O gosto pela leitura já vem da infância. Nasce quando à criança é oferecida, uma convivência rica com o mundo do livro:ouvir historinhas contadas pelos pais ou responsáveis, manusear livros, revistas, dramatizar histórias, poesias, canções, receber incentivos de parentes e amigos, contar com professores criativos e sensíveis e, ainda, freqüentar escolas que valorizam bibliotecas, entre outros.
O dia 18 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do livro Infantil, por ser o dia do nascimento de José Bento Monteiro Lobato, que no Brasil é um dos escritores mais representativos e é considerado o criador da Literatura Infantil Brasileira.
Monteiro Lobato não escreveu apenas para crianças. Sua vida intelectual foi intensa, passando pelo Romance Social, Letras, Política e Sociologia através de ensaios e artigos. Seu estilo era leve, irreverente, pitoresco, entremeado de ironia e por vezes de sarcasmo, como o observado na obra “Cidades Mortas”, em que critica certos hábitos nacionais. A obra “Urupês” deu-lhe fama de um dos mais originais escritores contemporâneos.
Suas criações infantis, porém, são inesquecíveis, como os livros: “Emília no País da Gramática”, “Reinações de Narizinho”, “O Marquês de Rabicó”, “As Caçadas de Pedrinho”, “Viagem ao Céu”, “O Saci”, etc.
Monteiro Lobato Morreu em 04 de julho de 1948, em São Paulo.



Nenhum comentário: